A hemoglobina glicada ou HbA1c é o nome de um exame de sangue que mede o nível médio de glicose durante dois ou três meses. Os resultados dos testes de HbA1c são uma boa indicação de quão bem estamos controlando o nosso nível de glicose. Um resultado alto de HbA1c indica que precisamos fazer algumas mudanças no nosso estilo de vida e procurar conselhos para um melhor controle da diabetes.
Assim sendo, e sabendo nós que a cada refeição com hidratos de carbono os valores da nossa glicemia irão subir, desde que os mesmos necessitem de bólus de insulina.
Se acertarmos no bólus estaremos umas 2h a 3h com valores acima do normal, se errarmos este espaço de tempo pode ser bem maior.
Consideremos ainda que fazemos 4 refeições em que é necessário bólus de insulina - pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar.
Deste modo estaremos 8h a 12h com valores acima da média, ou seja entre um terço e metade do dia com valores acima da média. isto supondo que a meio da manhã e ao deitar não ingerimos hidratos de carbono contáveis.
E se ao deitar o valor da glicemia não estiver dentro dos parâmetros normais, ou mesmo estando mas a insulina basal não for a dosagem correta, podendo provocar hipoglicemia ou hiperglicemia (em qualquer dos casos normalmente acabamos por ter valores altos), então acrescentamos mais umas 6h a 8h, dependendo de quantas horas cada um de nós dormir.
Ou seja, podemos estar entre 14h (16h) a 18h (20h) descontrolados, o que fará obviamente com que o valor da H1ac seja alto.
Mas também se pode "mascarar" este valor, quando temos hipoglicemias os valores das glicemias descem muito o que faz com que a média desça, daí que uma baixa H1ac com muitas hipoglicemias não serve para "medir" o nosso controlo da diabetes.
O ideal será ter a dose de insulina basal devidamente ajustada para que no intervalo das refeições e principalmente durante a noite, em que durante 6h a 8h podemos ter valores "perfeitos".
Mas ainda poderemos fazer mais , mas isso fica para uma próxima publicação.