Os Nossos Feeds

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Sérgio Louro

Proteínas e gorduras

Ando para aqui às voltas a tentar entender como gerir a administração de insulina quando as refeições têm uma quantidade razoável de proteínas e/ou de gorduras e estou a ficar louco.

 

Nada fácil...
Há fórmulas próprias... Há quem utiliza a regra 50% das proteínas e 10% dos lípidos administradas duas horas após a refeição... Há quem dê a dose de insulina referente à refeição quando a refeição começa, ou atrasa 30 minutos...
E eu, eu até aqui nada fazia. Mas agora apetece-me acertar no bolus de insulina quando vou comer pizza, mac donalds, enchidos :-) , ....

Optarei por tentar aplicar o que quem tem bombas de insulina faz. Mas terei de ir testando a forma como o meu corpo reage.

Até ao momento fiz dois testes.



Teste 1

Hidratos de carbono: 69
Lípidos: 41
Proteínas: 15

O bolus de insulina para a refeição foi de 3 doses e ia dar passadas 2h mais 1 dose de rápida e passadas 4h mais 1/2 dose.
Valores obtidos após a refeição:
1h20m - 153
2h - 99 (O bolus de insulina para a refeição foi demasiado apesar de que a minha relação é de 1:20 mas neste caso os lípidos atrasam a digestão muito.)
        1 dose de rápida
2h30m - 133 
3h30m - 169 ( Neste momento a dose de insulina dada passadas 2h está a começar a ter efeito, asim sendo, deveria ter sido administrada passadas 1h30m e não 2h)
4h - 150
         1/2 dose de rápida
5h - 110
5h30m - 101 ( A meia dose passadas 4h poderia não ter sido dada. Talvez!)

Não correu nada mal este teste.




Teste 2

Hidratos de carbono: 113
Lípidos: 31
Proteínas: 36

A primeira diferença entre os dois testes é que neste caso tenho bem mais hidratos, o que leva desde logo a que eu devesse ter feito a administração de outra forma.
O bolus de insulina para a refeição foi de 5,5 doses e ia dar passadas 1h30m mais 1 dose de rápida e passadas 3h30m mais 1 dose.
Valores obtidos após a refeição:
1h30m - 189
             1 dose de rápida
2h50m - 149 (Não está mau, mas deveria estar com um pouco menos, abaixo de 130.)
        
3h30m - 126
             1 dose de rápida
5h - 67 ( A dose anterior era desnecessária!)

Não correu da mesma forma mas poderia ter sido pior :-P .






Subscribe to this Blog via Email :
Previous
Next Post »