Os Nossos Feeds

sábado, 23 de julho de 2016

Sérgio Louro

Desporto e Diabetes

Foi em dezembro de 2014 que, numa consulta de oftalmologia de rotina, fui informado que os meus olhos já estavam a começar a ter vestígios de um mau controlo da diabetes.
Tinha nesta altura a H1ac a 7,5 o que nem é nada de mais na lógica de muitos médicos.
O oftalmologista disse que, estando ainda no início, poderia ser reversível controlando-se a diabetes.
Marquei consulta para daí a 4 meses, para se verificar como estaria.
Caiu-me tudo nesta consulta, não tenho assim tantos ano de Diabetes para que tenha já problemas com a visão, e também não considero que ande assim tão descontrolado.
O problema da diabetes é que podemos ter uma H1ac de 7,5 e estar completamente descontrolados.
Como a maior parte dos diabéticos sabe, muitas hipoglicemias fazem com que a h1ac baixe.
E além das hipos, também posso comer 3 pizzas e 3 mousses de chocolate ao almoço, contar devidamente os hidratos de carbono consumidos, e passadas 2 horas estar com 140 a 160 de glicemia (considerado o normal pelos endocrinologistas que me atenderam até hoje)
O problema e que nessas duas horas atingi (pelo menos eu com este valor atingia) 300 e tal de glicemia. Depois ao lanche comia apenas um iogurte de soja (2 hidratos de carbono), ou uma bolachinha de água e sal (2 hidratos de carbono) com uma fatia de fiambre ou de queijo, e assim até ao jantar ficava estável. Ao jantar fazia o mesmo e assim a minha h1ac estava perfeita.
O problema é que estes picos altos e baixos prejudicam o nosso organismo.
Decidi então que teria de mudar algumas coisas que fazia, ou melhor, não fazia.
Primeiro, medir a glicemia mais vezes ao dia pois não o fazia pois é "chato" - tira máquina, põe tira, pica dedo, põe no dedo...
Em segundo, dedicar algum tempo fazer exercício físico, o que ja fazia, pelo menos achava que fazia, pois jogava 2 horas de ténis ao fim de semana.
Comecei então a correr, não foi bem correr, foi mais andar pois os meus batimentos cardíacos, fruto de 18 anos sem fazer desporto (sim sem fazer, pois ténis uma vez por semana não conta, descobri isso entretanto).
Aos poucos fui melhorando a condição física e o número de doses de insulina foi diminuindo, tanto de lenta como de rápida.
Quando comecei estava com 24 doses de lenta e atualmente com 12.
Durante este período aprendi, com muita pesquisa e com algumas experiências algumas coisas.
Entretanto veio a consulta e tudo tinha desaparecido do olho.
E até ao momento não apareceu mais nada.
Desapareceu o problema ficou o GOSTO PELO DESPORTO


Subscribe to this Blog via Email :
First