Os Nossos Feeds

terça-feira, 26 de julho de 2016

Sérgio Louro

Cortisol



Para nós diabéticos é muito importante, ou melhor, é muito mau.


1º - O que é?
O cortisol é uma hormona diretamente envolvida na resposta ao stress.
Age como um antagonista fisiológico da insulina, por promover a quebra das moléculas de carbohidratos, lipídeos e proteínas, desta maneira mobilizando as reservas energéticas. Isto aumenta a glicemia e a produção de glicogênio pelo fígado.

Daí estar diretamente relacionado com a Diabetes.

2º - Quando é que as glândulas produzem o cortisol?

a) Horário
A concentração de cortisol se altera durante as horas do dia, apresentando seu pico pelas primeiras horas da manhã. Logo ao despertar seus níveis vão declinando progressivamente ao longo do dia, ficando bastante baixos durante a noite.

b) Exercício físico intenso de longa duração (60% a 70% da frequência cardíaca máxima) (+ de 40 minutos)
As concentrações de cortisol também aumentam durante o exercício, de maneira a aumentar o metabolismo proteico, liberando aminoácidos para serem utilizados pelo fígado no processo da gliconeogênese.

c) Stress

a) Ou seja, o fato de termos valores altos de glicemia de manhã pode (repito, PODE) não significar que a dose de insulina basal esteja errada, o que me aconteceu há bem pouco tempo. Deitava-me com os valores normais, menos de 120 e acordava a 200 e tal.
Como verificar então o que se passa?
Ganhar coragem e colocar o despertador de hora a hora durante a madrugada para que verifiquemos o que vai acontecer aos valores noturnos.
Se realmente se tratar do cortisol então há algumas soluções, nomeadamente dormir mais para que o organismo não tenha necessidade de produzir muito cortisol para que nos levantemos e enfrentemos o dia a dia.
Quem pratica musculação sabe bem qual a necessidade de dormir bem e algumas horas. Os nossos músculos recuperam enquanto dormimos.
É também devido a esta secreção que as minhas doses de insulina de manhã são diferentes do restante do dia, havendo uma maior resistência à insulina.

b) Noto isto perfeitamente quando faço trails de 25 km ( 3 a 4 h de corrida a nível intenso), ou como hoje em que pedalei umas boas horas sempre a um nível intenso.
Apesar de considerar que acertei nas doses de insulina, os meus valores de glicemia subiram sempre.
A junção de exercício físico pela manhã mais a libertação de cortisol de manhã, leva-me por exemplo a começar a correr com 140 de glicemia e terminar a 200 e tal , o que não deveria de acontecer. De manhã tenho sempre de dar insulina rápida ou os meus valores sobem.

c) O stress é inimigo de toda a gente, mas de um diabético ainda pior pois não temos um órgão que equilibre o sistema quando o cortisol entra em ação.

Há ainda mais alguns fatores que contribuem para o aumento do cortisol: excesso de cafeína e fome prolongada.

Subscribe to this Blog via Email :
Previous
Next Post »